Serviço esclareceu causas de morte de 5.155 paraibanos

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) esclareceu as causas da morte de 5.155 paraibanos em sete anos de atividades. O óbito indefinido, além de gerar mais sofrimento e inconformismo aos familiares das vítimas lhes negando um direito, dificulta a elaboração de políticas públicas na área de saúde.

O serviço – implantado pela Secretaria de Estado da Saúde em 2002 – tem evitado que milhares de pessoas sejam sepultadas, sem que os verdadeiros motivos dessas mortes sejam conhecidos.

Os corpos que dão entrada no SVO são submetidos a exame de necropsia (análise da alteração patológica de órgãos e tecidos) para esclarecimento da ‘causa mortis’.

Causas principais

Nesses 5.155 casos esclarecidos, a principal causa de morte foram as doenças do aparelho circulatório (com 2.536 desses óbitos), seguidas das doenças do aparelho respiratório (com 469) e das neoplasias (457 óbitos). De janeiro deste ano até agora 373 corpos deram entrada no SVO, sendo 183 mortes causadas pelas doenças do coração; 34 por doenças do aparelho respiratório e 28 por cânceres.
Design by Thiago Moraes ^